Senado quer censurar anonimato na mídia enquanto pratica votações secretas

Isto tirando os atos secretos, que seriam teoricamente proibidos. As votações secretas no parlamento, por incrível que pareça, são legais!! Os representantes do poder PÚBLICO votam algumas questões PÚBLICAS (em geral as mais importantes, lembre do caso Renan) de maneira SECRETA. O que só nos leva a pensar, mais uma vez, que o estado é uma quadrilha engravatada.

E enquanto os senadores deitam e rolam por baixo dos panos, querem agora proibir o anonimato na internet, em assuntos eleitorais. Embora esta medida só tenha efeito prático para os provedores brasileiros, isto já é muita coisa. E as “fontes anônimas” da Veja, serão proibidas? Ou simplesmente o estado vai bloquear os sites com comentários de baixo calão?

É muita cara de pau! Se querem acabar com o anonimato, que comecem abolindo as votações secretas, aí quem sabe a gente conversa…

Veja o trecho da proposta de lei:

“é livre a manifestação do pensamento, vedado o anonimato e assegurado o direito de resposta, em blog assinado por pessoa física, rede social, sítio de interação e de mensagens instantâneas e assemelhados, e em outras formas de comunicação interpessoal mediante mensagem eletrônica, não lhes aplicando o disposto nos incisos II e III deste artigo”. Blog do Fernando Rodrigues

Só pra deixar claro, acho o anonimato, em geral, uma covardia. Digo “em geral” por que há situações extremas em que este recurso é importante para a proteção da pessoa. Isso tudo está na lei, não é novidade. O que mudou foi o surgimento da internet e da comunicação bilateral. Em especial, os comentários de blog, que em geral não necessitam nenhum cadastro especial. O anonimato se espalha, assim como o “pseudononimato”, a autoria múltipla ou sei lá mais o que.

Mas essas coisas têm vida efêmera. Podemos observar que o mais durável na internet está ligado a pessoas ou entidades conhecidas. Como diz o Tas, a internet não é uma rede de computadores, é uma rede de pessoas.

Eu mesmo acabei de receber um comentário “com nome” no meu blog, a favor do Sarney. Suspeito ser um “pseudononimato”. Mandei um email para confirmar a autoria. Em alguns dias publico o resultado. Minha hipótese: são os blogueiros do Sarney usando falsos nomes. Vamos ver se confirma.