O que a física quântica provou, afinal de contas?

Depois de filmes como “o segredo” e “quem somos nós”, um debate antes restrito tomou proporções de massa. Muitos acreditam que depois da física moderna a ciência mudou seu caráter materialista, e só alguns cientistas demodê ainda não perceberam. Mas a coisa não é bem por aí…

Aqueles que se aprofundaram um pouquinho mais no assunto, perceberam que os conhecedores da mecânica quântica admitem sua incapacidade de compreendê-la completamente. Ela é, no fundo, um conjunto de contas e métodos que funcionam mas ninguém sabe ao certo porque. Ou seja, os fatos que a quântica descreve e prevê são muito estranhos, e podem ser interpretados de muitas formas.

Quem quiser ter uma idéia, o wikipedia tem uma página bem interessante comparando algumas interpretações da mecânica quântica.

Na minha opinião, se quisermos realmente algo como “uma ciência do espírito”, será mais produtivo tentar um caminho mais direto, que não precise ser intermediado por contas feitas a partir de medições do mundo ultramicroscópico…

Mas o que a física quântica provou, afinal de contas? Pensando bem, ela provou que ciência não é igual a compreensão. Podemos ter uma sem a outra.