Dicas de segurança internet

      Nenhum comentário em Dicas de segurança internet

Para fins de utilidade pública digital, colo abaixo trecho do artigo “Fraudes pela Internet crescem 275%”, de Letícia Duarte para o Zero Hora. Leia o original

“Aprenda medidas simples para evitar surpresas desagradáveis:

  • Só entre em páginas de instituições financeiras digitando o nome do site. O acesso por meio de links não é recomendado porque pode conduzir o usuário a páginas clonadas de bancos, que “roubam” dados pessoais, como números de conta e cartão de crédito.

  • Ao efetuar transações bancárias via Internet, observe atentamente o site. Páginas falsas tendem a apresentar pequenas variações no nome da página, como www.nomedobanco2003.com.br, em vez de www.nomedobanco.com.br.

  • Clique duas vezes sobre o cadeado que aparece no canto direito inferior da tela para conferir se o certificado da página está atualizado. Deve aparecer uma janela contendo o número do registro e a sua validade.

  • Bancos não costumam enviar e-mails. Em caso de suspeita, ligue para o banco para confirmar se a tal promoção ou pedido de senha adicional são verdadeiros.

  • Suspeite de e-mails que dão ordens a ser seguidas e oferecem vantagens incomuns. Tenha cautela especial com pedido de cadastros.

  • Passe sempre um antivírus antes de abrir um anexo. Nem sempre uma terminação “.doc” corresponde a um arquivo de texto. Pode ser um disfarce.

  • A tentativa de golpes deve aumentar no fim do ano, pelo maior volume de propagandas e cartões virtuais circulando na Internet. Fique atento ao abrir um cartão, já que é preciso clicar em um link para fazê-lo. Se, ao fazer isso, perceber um arquivo com extensão “.exe” se instalando em sua máquina, interrompa a operação.

  • Mantenha programas em versões atualizadas e passe o antivírus semanalmente no computador. No windows, há uma janela de atualização do sistema no menu iniciar (atualizar versão). O procedimento demora cerca de cinco minutos.”

Fonte: http://www.rnp.br/noticias/imprensa/2003/not-imp-031109.html