A burrice está na mesa I: mimetismo marketosco

      5 comentários em A burrice está na mesa I: mimetismo marketosco

O mimetismo é uma estratégia de sobrevivência bem sucedida há milhões de anos (quiçá bilhões). Segundo o Houaiss, mimetismo é:
adaptação na qual um organismo possui características que o confundem com um indivíduo de outra espécie“.

O mimetismo não é, portanto, uma mera camuflagem. É uma imitação intencional, uma tentativa de ser confundido com outro. Curiosamente, o exemplo do sentido figurado é político. Será que os políticos praticam muito o mimetismo?carreful1

Um exemplo conhecido de mimetismo é a cobra coral falsa. A vantagem dela é que não precisa ficar produzindo veneno à toa, nem se esforçar para “ganhar o respeito” do resto da fauna. A ela basta fingir ser uma cobra coral verdadeira, que todas estas regalias vêm com o pacote.

Bem, na natureza o mimetismo é algo bonito de se ver, desde que não sejamos picados por uma aranha que fingia ser mosquito. Mas na sociedade a imitação pode não ser tão desejável.abidas

Imagine, por exemplo, que uma instituição tenha demorado muito para garantir certo prestígio entre as pessoas. Como a coral verdadeira. Tudo bem, prestígio não é tudo, e nada garante uma ética cem porcento. Mas é bom saber que as instituições se esforçam, em alguma medida, para serem bem vistas por nós, os compradores/clientes/cidadãos.

Agora imagine que uma furreca véia do fundo do quintal (ou algo maior e mais maquiavélico) começe a fingir que é uma instituição de respeito. O resultado podemos ver no nosso cotidiano, é só prestar atenção. A burrice está na mesa.

Confira nas imagens deste post alguns exemplos de mimetismo marketosco que rondam nossa vista.nikke